top of page
153037-OU5TBK-457.jpg

Falta de conhecimento do curso faz estudantes desistirem da faculdade 

QPressão dos pais, influência da mídia, dificuldades financeiras e falta de acompanhamento acadêmico ou descontentamento com o curso. Estas são algumas das justificativas mais dadas por ex-universitários que abandonaram a graduação antes de conquistarem o diploma. Dados do último Censo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que de 2008 para 2009, um total de 896.455 estudantes desistiram da faculdade, o equivalente a 21% do universo de alunos matriculados no ensino superior no Brasil. E a “dor de cabeça” não é só das instituições privadas.
Deste montante, 114.173 estudantes (10,5%) que largaram o curso são de universidades públicas. Os números impressionam e colocam a evasão no ensino superior como um dos principais vilões das faculdades.


Especialistas afirmam que apesar do problema, há algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar a desistência da graduação. Estar seguro na escolha do curso é uma delas. Mas como cobrar tanta responsabilidade de jovens estudantes que acabaram de deixar o ensino médio? Para Jamile Ferraresso, psicóloga e coordenadora do Departamento de Carreiras da Veris IBTA Metrocamp, é melhor “perder tempo” escolhendo a profissão com calma do que entrar na faculdade sem ter certeza da carreira a seguir. “Acredito que vale mais a pena só ingressar na faculdade
quando o candidato estiver totalmente decidido e seguro da sua escolha do que desistir no meio do caminho”, explica.

 

Conhecer a área de atuação da carreira escolhida também ajuda a evitar decepções. “Muitas vezes os jovens fazem escolhas somente por causa da remuneração, status ou cursos em destaque no mercado e não o que realmente querem para sua vida ou têm maior afinidade“, alerta a psicóloga.
 

Jamile recomenda aos alunos que ainda estejam com dúvidas, que aproveitem os meses que antecedem o próximo vestibular para conhecer melhor as faculdades e conversar com os profissionais e alunos que atuam na área de interesse. “O momento pré-vestibular é muito esperado e gera muitas dúvidas e ansiedade, por isso é importante que os candidatos façam visitas às faculdades para conhecimento dos cursos, disciplinas, estrutura e atendimento. Aproveite ainda para conversar com profissionais da área desejada e se possível até acompanhar o dia de trabalho desse profissional, além de buscar uma orientação profissional, é claro. Realizar um teste vocacional neste momento ajudará o vestibulando na escolha profissional e o deixará mais confiante para ingressar na faculdade”, reforça.

Portas abertas
Inúmeras faculdades públicas e privadas realizam eventos neste segundo semestre, com intuito de apresentarem seus cursos e diferenciais para candidatos ao vestibular. Uma delas é a Veris Faculdades, que realiza há três anos seguidos o evento Portas Abertas em sua unidade, em Campinas. Neste ano, o Portas Abertas acontece no dia 6 de setembro, das 9h às 21h. O objetivo do evento é auxiliar os futuros universitários na escolha da profissão, proporcionando-lhes uma experiência real dentro de uma faculdade. “O candidato consciente com o curso inicia o estudo mais motivado. E conhecer previamente as disciplinas do curso, o corpo docente e as instalações da faculdade ajudam o aluno a ter mais confiança”, explica Maurício Godoy Lopes, coordenador de Marketing da Veris IBTA Metrocamp e organizar do evento.


Ele já adianta que neste ano o Portas Abertas trará ainda mais novidades para os participantes. “Fechamos uma parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que nos ajudará na aplicação dos testes vocacionais. O intuito é ajudar o aluno na escolha da profissão e ainda dar direcionamento sobre o mercado de trabalho, principalmente em relação ao estágio, que também é muito importante para o bom direcionamento da carreira dos estudantes”, conta Lopes.
 

A Veris IBTA Metrocamp aproveitará ainda, segundo o coordenador de Marketing, para lançar três novos cursos de graduação: Engenharia Química, Gestão Ambiental e Tecnólogo em Edificações. “Essa é a oportunidade de tirar dúvidas sobre as novas profissões e traçar o caminho certo para a graduação”, ressalta.

Leia e compartilhe este artigo: http://www.jornalrmc.com.br/noticias/noticia_4952.php

CONTATO
bottom of page